Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Seminário Nacional em SP celebra a criação do Fampe Microcrédito

31/10/2025

A Associação Brasileira de Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred) e o Sebrae Nacional promoveram na sede do Sebrae em São Paulo um seminário (27 e 28/10) sobre o Fampe Microcrédito e Parcerias para o Fortalecimento das Microfinanças. O evento contou com a participação de lideranças do Sebrae Nacional, Ministérios da Microempresas e do Trabalho e Emprego e do segmento de microfinanças de todo o País.

 

Primeira parceira nessa importante iniciativa do Fampe Microcrédito, a Abcred representa atualmente mais de 40 instituições de microcrédito e microfinanças certificadas como Oscip´s e distribuídas em todo o país e tem como objetivo representar e fortalecer o setor. A Entidade é presidida pela catarinense Isabel Baggio, também Presidente do Banco da Família.



O Fampe Microcrédito é o novo fundo garantidor que tem como foco garantir operações de microcrédito realizadas principalmente pelas Oscip´s regulamentadas pelo Ministério da Justiça e do Trabalho e Emprego.

 

Os objetivos desta iniciativa:

- Ampliar o acesso ao microcrédito produtivo orientado para MEIs

- Fortalecer a inclusão socioeconômica

- Consolidar a atuação das IMF como Agentes Concedentes

- Fortalecimento da parceria com o Sebrae, instituições públicas e privadas

- Promover a expansão das microfinanças para novas regiões.

 

Presente ao evento, o Presidente da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da região Sul do Brasil - AMCRED-SUL, Ivonei Barbiero, disse que o seminário representou um momento histórico pela importância desta nova ferramenta de apoio para o setor de microfinanças de todo o Brasil.

 

- Creio que esta iniciativa consolida uma atividade que já é vitoriosa e, mais importante ainda, abre portas para a viabilização de novos projetos destinados a ampliar o alcance de recursos financeiros para os microempreendedores – assinalou Barbiero.