Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Linkedin

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Projeto Replanta: Credioeste distribui mais de 5 mil mudas na Efapi

20/10/2025

O que é preservar para você? Quando o assunto é meio ambiente, essa é uma prática que garante mais qualidade de vida para milhares de brasileiros e reitera o cuidado com o amor à fauna e à flora. Em uma ação que incentiva a cultura de proteção à natureza, estimula a educação ecológica e olha com sensibilidade para a saúde e bem-estar da comunidade, a Credioeste marca presença na Efapi do Brasil de 2025, em Chapecó (SC), com o projeto Replanta. O evento, que teve início na última sexta (10) e encerrou neste domingo (19), estima ter recebido mais de 500 mil visitantes.

 

Com a parceria da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (Amcred-Sul) em Santa Catarina e, em âmbito local, com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Prefeitura de Chapecó, responsável por autorizar a distribuição de mudas de árvores na feira, o Replanta é um projeto idealizado para fortalecer o elo entre as organizações do ecossistema do microcrédito e a comunidade. O objetivo é despertar a consciência ambiental e inspirar atitudes sustentáveis.

 

Para a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi, acompanhar o sucesso da iniciativa em um evento que reúne visitantes de toda a região é motivo de grande satisfação, sobretudo ao ver o público tão engajado com o projeto. "Sabemos que muitos que prestigiam as apresentações artísticas permanecem até tarde, mas ainda assim fazem questão de retirar sua mudinha e contribuir com o movimento. Já o público que visita exclusivamente a feira costuma levar mais de uma muda e quando nos perguntam sobre o custo de cada árvore, percebemos o envolvimento consciente, porque estão dispostos a pagar. Contudo, oferecemos gratuitamente, porque nosso propósito é levar informação e promover a educação ambiental. Por isso, contamos com parcerias que tornam possível desenvolver o projeto à comunidade sem qualquer custo."

 

Durante os dias de feira, a Credioeste distribuiu ao todo mais de cinco mil mudas de árvores nativas e frutíferas, entre espécies como cedro, guajuvira, araçá e tarumã. A ação chamou a atenção de visitantes de diferentes regiões, que viram na iniciativa uma oportunidade de contribuir para o futuro verde do planeta. Para a visitante Solange Elis Manica, natural do Rio Grande do Sul e moradora de Chapecó há 30 anos, o gesto teve um significado especial. "Peguei para meu esposo plantar. É uma iniciativa muito bonita por incentivar boas práticas com a natureza", comentou ela, que há cinco anos mantém uma chácara e busca cultivar hábitos mais sustentáveis.

 

Já a visitante Débora Martinhago, de Quilombo (SC), destacou a conexão emocional que tem desenvolvido com o meio ambiente desde que conquistou a casa própria. "Quanto mais verde, melhor. Nos traz mais conforto, bem-estar e harmonia. Ensinamos o nosso filho desde cedo a plantar e reconhecer a importância da preservação. Isso cria consciência e esperança para o o p nosso futuro e também o futuro das próximas gerações", afirma.

 

(Imagens: Alessandra Favretto/MB Comunicação)