Notícias
AMCRED-SUL defende ampliação do teto do Juro Zero
21/11/2025
Florinópolis (SC) - A Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (Amcred-Sul), formada por 15 associadas de todas as regiões de SC, defende um novo teto para o programa Juro Zero, atualmente fixado em R$ 5 mil. O valor persiste desde 2020 e acumula uma defasagem de 37%.
A iniciativa da Entidade tem como fundamento o mais recente dado divulgado pela Jucesc, de que Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025, estabelecendo um recorde histórico de empreendedorismo.
- Tem negócio novo? Vai precisar de crédito para crescer e é isso que proporcionamos – afirma o Presidente da Amcred-Sul, Ivonei Barbiero.
A Jucesc reportou ter ultrapassado a marca de 256 mil empresas abertas, das quais, um contingente de 95% de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Segundo Barbiero, é exatamente nesta faixa que o microcrédito opera.
Outro referencial mencionado é a atividade econômica de Santa Catarina em geral, que acumula alta de 4,9% em 2025, conforme o Banco Central.
- Temos um cenário positivo para avançar na concessão de crédito e também na flexibilização de contratos. Hoje o Juro Zero permite dois contratos por CNPJ. Entendemos que existe espaço para duas novas movimentações, a definição de um novo teto em R$ 10 mil e a possibilidade de até 3 contratos por CNPJ.
Para Barbiero, os empreendedores catarinenses são aqueles popularmente chamados de ´pé no chão´, muito cientes de suas capacidades de contratação de empréstimos com base no retorno que os investimentos em novos negócios irão proporcionar. Ele complementa dizendo que o sistema tem base sólida e mecanismos de análise de crédito e também as garantias para o sucesso das operações.
Voltar